Projeto cultural tupaciguara
Escola Municipal Maria Conceição Borges
Maio / 2006
Quênia Lourenço Cardoso
Apresentação
A Escola Municipal Maria Conceição Borges, em sua busca constante por uma educação de qualidade que torne nosso aluno um cidadão crítico e participante de sua sociedade, vem ao longo destes anos participando de vários programas e projetos, os quais têm contribuindo para o alcance de seus objetivos.
Atualmente, a escola, participa de um programa de formação continuada de educadores (Projeto Criança), em parceria com o Instituto Algar e CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), cujo objetivo é o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria da qualidade da educação pública e à participação no aprimoramento da política social. O foco deste programa tem sido a articulação entre a língua e o “fazer artístico”, através da diversidade e pluralidade cultural de nosso povo. No decorrer deste processo, os educadores estão apropriando-se de metodologias de ensino e aprendizagem facilitadoras do resgate de nossa cultura popular. Mas o que é, afinal, cultura popular?
Há muitas maneiras de dizer o que é cultura. Para alguns é sinônimo de conhecimento letrado, erudição. Para outros, cultura é expressão artística. Há quem considere cultura um certo tipo de educação, polidez, bons modos. Para a Antropologia, ciência social, cultura tem uma definição bem mais abrangente e se refere à capacidade que só os seres humanos têm de dar significados às ações que praticam, à realidade natural e à realidade construída que os cerca, aos comportamentos de animais e de pessoas, ou seja, tudo o que os homens e mulheres aprendem com o grupo em que vivem, a começar pela língua que falam, seu modo de definir o que é feio ou bonito, certo ou errado, as técnicas, as regras sociais, as formas de expressão, tudo isso é cultura.
Em um país como o