projeto contabel
Suênia Sales da Silva
Tamires Ezilma Araújo Santos
PRÉ-PROJETO
SPED: IMPACTOS NA CONTABILIDADE DE HOJE
Orientadora: Rute Leite Medeiros
Campina Grande
2013
1 INTRODUÇÃO
O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital.) foi criado para facilitar a transmissão de informações verdadeiras para diminuição de sonegação do país. O SPED é um arquivo muito útil na contabilidade e para os fiscos pela agilidade e grande substituição de documentos facilitando a rotina dos escritórios e garantindo uma maior organização do trabalho.
2 JUSTIFICATIVA
Segundo a Receita Federal estão obrigadas a transmitir o SPED em relação aos fatos contábeis ocorridos, a partir de 1° de Janeiro de 2008, as sociedades empresarias sujeitas a acompanhamento econômico-tributario. As sociedades simples, microempresas e empresas de pequeno porte estão dispensadas dessas obrigações. Mesmo não havendo movimentações no período as sociedades empresariam são obrigadas a transmitir este arquivo.
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL:
Apresentar o SPED na contabilidade.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar a função do SPED fiscal na contabilidade;
Mostrar a função do SPED fiscal;
Diferenciar o SPED do GIM.
4 PROBLEMATIZAÇÃO
Quais empresas participam do SPED fiscal?
Porque o SPED estar substituindo a GIM?
Como o SPED deve ser utilizado?
5 HIPÓTESES
Empresas Contribuintes do ICMS e IPI, exceto aquelas dispensadas (verificar com seu contador, pois varia de estado para estado).
O SPED substitui a GIM, pois é uma forma de passar informações com mais perfeição para o fisco, fazendo que diminua a sonegação de impostos do país.
Deverá ser gerado um arquivo digital de acordo com o estabelecimento, e informações com todos os documentos fiscais. Deve ser assinado digitalmente por certificado de segurança.
REFERÊNCIAS
FEDERAL, Receita, SPED CONTRIBUIÇÕES.