Projeto compressor
Projetar compressor de CO2 de uma unidade de reforma de gás natural para um campo maduro de petróleo, a uma distância de 251,44 Km.
2. Considerações iniciais
O Campo de Ilha Pequena localiza-se no município de São Cristóvão - SE, próximo à foz do rio Vaza Barris, a cerca de 20 km ao sul da cidade de Aracaju, e aproximadamente 250 km da Refinaria Landufo Alves em Mataripe, no município de São Francisco do Conde – BA, que será o fornecedor de CO2 para o poço. A foto do satélite demonstra uma estimativa inicial do caminho a ser percorrido pelo duto (Anexo 1), e posteriormente o levantamento topográfico detalhado trará as condições reais e acidentes do trajeto para refinamento dos cálculos do sistema.
As informações iniciais para o projeto estão no fluxograma simplificado do processo (Anexo 2), que contém a composição e temperatura do CO2, principais equipamentos do sistema e do gasoduto.
3. Bases do projeto
O CO2 comprimido é injetado no poço na condição supercrítica, temperatura de 36 ºC e pressão de 125,3 kgf/cm2 man.
As informações termodinâmicas do CO2 foram obtidas no site http://webbook.nist.gov/, na página de propriedades termofísicas de sistemas fluídos, que forneceu os parâmetros isotérmicos, à temperatura de 36 ºC para pressões variando de 0,1 bar até 500 bar.
Utilizando os dados tabelados foram estabelecidas equações de correlação para a viscosidade, densidade e Cp do CO2 em relação à pressão. Para isto, foi necessário fazer correlações separadas para a substância no estado de vapor e no estado supercrítico, para pressões acima de 73,773 bar.
Para uma melhor acuracidade da correlação foi utilizado o software de estatística JMP, licenciado pela Dow Química S.A.. Os resultados gráficos e equações encontradas para o estado de vapor estão no anexo 3, e para o estado supercrítico no anexo 4.
A escolha do compressor foi feita com base no gráfico para seleção do compressor (Anexo 5), com as seguintes