Projeto colméia
Como apoio para este trabalho, tem-se pesquisas realizadas em livros de Construção Civil e em páginas da internet. É um breve relato sobre o Projeto Colméia, fornecendo algumas informações a respeito de fundação, alvenaria, argamassa e acabamentos utilizados no mesmo.
SUMÁRIO
1. OBJETIVO 5
2. INTRODUÇÃO 6
3. ESTRUTURA METÁLICA 9
4. BLOCOS DE CONCRETO CELULAR 10
4.1. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 12
5. ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO DE BLOCO DE CCA 13
6. ESTUDO DE CASO 15
7. CONCLUSÃO 19
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
1 OBJETIVO
O trabalho proposto pelo professor Arlindo da matéria de Sistemas Construtivos tem como objetivo apresentar de forma clara e sucinta os diferentes tipos de Sistemas construtivos existentes no mercado, focando suas características principais. As informações aqui dadas terão como base levantamentos teóricos em livros e internet.
2 INTRODUÇÃO
O Projeto Colméia nasceu em 1966, e sua constituição básica era a madeira, pois o projeto de construção em madeira era mais econômico que o mesmo projeto em estrutura metálica. Consistia em painéis de sarrafos, que formavam casulos de 0,50m x 0,50m e tela metálica nas faces externas com enchimento de fitilhos de madeira no seu interior. Os painéis possuíam caixilhos e esquadrias, instalações elétricas e hidráulicas já montadas. Com dimensões nos tamanhos das paredes eram montados na obra posteriormente e revestidos de emboço, reboco e demais acabamentos.
A primeira casa deste tipo foi para uma família de Curitiba, montada e entregue em uma semana. O êxito desta construção, no Paraná estado madeireiro por natureza, deu motivo a uma entrevista com o secretário de obras do governo, com a intenção do desenvolvimento de um projeto que solucionasse a carência habitacional existente. Seu custo seria