projeto cleo
Como toda criança, adorava brincar de casinha, pular corda, bambole e de bonecas. Se brincava de casinha, os sons dos pratinhos, talheres e da água quando lavava a louça tinha que estar presentes.
Lembro que minha mãe sempre me perguntava por que eu gostava tanto de escutar os “barulhos” e eu apenas sorria, pois não sabia explicar, apenas “adorava.” Para mim eram simplesmente MÚSICA.
Até que ganhei no meu aniversário uma vitrolinha que também era rádio, toda rosinha era um mimo e passou a ser o meu tesouro.
Com ela, descobri que a música me fascinava igual ou mais que os sons que tanto adorava.
Cresci feliz entre sons e descobertas.
A música para as crianças é uma forma prazerosa de aprendizagem e minha aproximação com a escolha deste tema, se deu devido as minhas lembranças, experiências e o amor que tenho pela música. Uma importante fonte de estímulos para a criança, para Gardner “a inteligência musical está relacionada à capacidade de organizar sons de maneira criativa e a discriminação dos elementos constituintes da música”.
Então ao pensar nessa temática, quis trazer algo que alegrasse e que propiciasse momentos lúdicos e musicais, já que podemos e devemos ter momentos de descontração no espaço das creches e escolinhas onde a criança passa a maior parte do tempo.
A música, para as crianças de 0 a 2 anos de idade é muito importante, pois através dela a criança demonstra sua forma de pensar, de agir e sentir.
A escolinha é um lugar onde elas passam muito tempo, então é preciso que as atividades sejam planejadas e adequadas para cada faixa etária, onde possam se desenvolver. Toda criança tem uma visão mágica do mundo, crê que o seu pensamento tem o poder de transformar a realidade e brincar com música é uma das maneiras possíveis de falar sobre sentimentos e convivência social.
Sons, ritmo e melodias despertam a sensibilidade da criança, portanto envolver as crianças do berçário em atividades