Projeto – cantos, contos e brincadeiras
Projeto – Cantos, contos e brincadeiras
1. Apresentação Escola: Período: Agosto, setembro e outubro de 2006 Turma: Jardim 2 Professora responsável: Vanessa
2. Justificativa Toda a criança brinca. Ela necessita deste espaço para se desenvolver. É brincando que os bebês descobrem como as coisas funcionam e assim começam a se relacionar com a vida, perceber os objetos e o espaço que seu corpo ocupa no mundo em que vive. A criança simboliza. Brinca de faz-de-conta, representa papéis, “recria” situações que lhe foram agradáveis ou não. Só que quando a criança recria estas situações, faz da forma que ela suporta, não correndo riscos reais. Através do faz-de-conta, a criança traz para perto de si uma situação vivida e a adapta à sua realidade e necessidade emocional. Assim sendo, usaremos, músicas, fábulas, lendas, histórias e antigos brinquedos e brincadeiras para transmitir a aprendizagem, unindo o lúdico ao agradável.
3. Objetivos Que a criança: 1. – Valorize a leitura através do conhecimento de contos, histórias, lendas e fábulas, diversificando seu universo criativo. 2. – comece a incluir outras pessoas em suas brincadeiras brincando com o outro e não mais ao lado do outro. 3. – Conheça os brinquedos de antigamente e veja neles a riqueza de se criar com simples recursos. 4. – Se mostre tolerante às frustrações quando perde no jogo, percebendo o direito do outro, e entenda que o importante é brincar.
4. Conteúdos 1. – Conceituais • Vivenciar brincadeiras antigas, construir brinquedos, sucatas ,descobrindo assim o prazer na simplicidade e na criatividade. • Construir jogos, regras próprias e oralizá-los. • Vivenciar histórias, contos e músicas, interessando-se assim, pelas atividades propostas em sala de aula e no dia a dia escolar. • Incentivar o gosto pelas artes através da bibliografia de Cândido Portinari, artista cujas obras mostravam