Projeto: arte na educação infantil
Indiscutivelmente, a arte sempre fez parte da história da humanidade. Antes mesmo de criar as letras, os homens já registravam seus feitos por meio de produções artísticas. Não se concebe a dissociação, portanto, do homem e da arte: ambos coexistem há milênios e não se separarão jamais.
Nessa perspectiva, sabe-se que a arte, enquanto produto humano, constitui o homem diferenciando-o dos demais seres vivos. Desde a mais tenra infância, o sujeito já tem o despertamento para as diferentes formas de representação do seu entorno por meio da arte.
Quando nascemos, adentramos num mundo repleto de representações artísticas, pautadas na cultura de que fazemos parte. A criança por si mesma cria um mundo imaginário. E é graças a isso que ela desenvolve sua aprendizagem, seus conhecimentos de mundo, criando uma realidade necessária, aliás, fundamental para desenvolver-se como criança.
Desse modo, diante da necessidade da arte desde o início da vida, é que se busca, a partir da introdução do aluno na escola, principalmente, possibilitar a ela o contato com as mais diversas formas de arte.
Assim, justifica-se o presente projeto, uma vez que se faz imperioso que a escola, espaço de socialização e de construção de saberes que é por excelência, procure viabilizar ao educando o contato com a arte, de forma a despertar seu senso estético, além de conceber o mundo a sua volta com maior sensibilidade e harmonia.
A fim de realizar o presente estudo, será feita uma pesquisa qualitativa, buscando subsídios na pesquisa bibliográfica.
OBJETIVO GERAL:
Discutir a importância da arte na formação da criança no primeiro momento de sua educação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Abordar as iniciativas de trabalho com arte na educação infantil;
• Observar como se dá o processo de inserção da criança no mundo da arte;
• Analisar o modo como as crianças se utilizam da arte para lidar com o mundo a sua volta.