Projeto arrastão
I- Introdução
No bairro do Campo Limpo,na cidade de São Paulo ,época que surgiram os grandes movimentos religiosos,culturais e políticos, um grupo de mulheres voluntarias se dispôs a ensinar às mães dos bairros vizinhos trabalhos manuais que gerassem algum tipo de renda. Os freqüentes encontros acabaram por originar a dúvida de onde deixar os filhos enquanto as mães se reuniam.
Surge então a idéia do projeto Arrastão, uma organização social sem fins lucrativos. Com a filosofia de “ Não dar o peixe,mas ensinar a pescar”, o projeto Arrastão se tornou uma grande rede de cidadania baseada nas áreas pedagógica, social e cultural. E possuem sete valores bem definidos: coragem e ousadia para ser guerreiro, diversidade para ser agregador, criatividade para sempre gerar idéias, acolhimento para ser um bom amigo, confiança para ser referência, flexibilidade para estar sempre vivo e, claro, uma dose de alegria.
Localizadas em São Paulo, as ações do Projeto Arrastão beneficiam uma média de 6.500 pessoas. Não só moradores do Campo Limpo, mas também a população dos distritos de Capão Redondo, Vila Andrade e outros.
Mas que prestar assistência a essas comunidades, a organização promove mudanças culturais minimizando riscos sociais e vem consolidando o seu papel de criar oportunidades para o desenvolvimento.
II- Desenvolvimento
A Área Social tem como objetivo promover e facilitar o desenvolvimento local. Para isso, conta com quatro eixos de atuação: Desenvolvimento Social e Cidadania, qualidade de vida e esporte, empreendedorismo e geração de renda e habitação social.
Crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social participam de programas sócio educativos de escolas públicas apoiados pelo Projeto Arrastão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
O principal objetivo do projeto é desenvolver cidadãos com opinião própria,visão