Projeto Arquitetonico
O projeto arquitetônico é uma das etapas de um projeto de edificações, definido por uma norma brasileira da ABNT, especificamente, a NBR 13.531 e NBR 13.532. Composto por alguns itens que falaremos abaixo
PLANTA BAIXA: a planta baixa é o desenho de uma construção onde contém todas as informações da edificação. Nela todos os ambientes são retratados, fielmente, através de suas medidas de largura e comprimento, assim como as especificações das portas e janelas com altura, largura e peitoril. Todo este detalhamento é feito em escala.
Escala é a relação entre as dimensões de um desenho e as dimensões da peça a ser representada. Na montagem de planta baixa e cortes as escalas, normalmente, utilizadas são 1:50 e 1:100. Isso significa que a dimensão representada será, por exemplo, 50 vezes maior na realidade, ou seja, 1cm corresponde a 50cm reais. Escalas de redução são mais comumente usadas para que a visualização da peça seja possível no papel. Uma vez definida a escala a composição do desenho fornecerá a noção exata dos espaços.
Existem alguns passos sugeridos para a elaboração de uma planta baixa:
1) Escolha da escala
2) Demarcação das paredes
3) Representação da projeção dos beirais
4) Representação da posição e das dimensões das esquadrias bem como dos arcos que demarcam as aberturas das portas
5) Representação das louças sanitárias
6) Representação dos pisos frios
7) Representação de textos e cotagem
A vantagem da planta baixa é dar uma clara visualização do que será construído, reformado ou do ambiente que será decorado.
CORTES: É a denominação dada a representações de vistas ortográficas e indica basicamente pés-direitos e alturas dos elementos construtivos. São elaborados basicamente para esclarecimentos dos detalhes internos relacionados à altura e que por sua vez não constam na planta baixa. É obtido quando passamos um plano de corte e projeção vertical pela construção, em geral, um plano paralelo