projeto Ana Maria
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Ana Maria Fiorot Miotto
Projeto de Pesquisa TCC
O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NO
MUNICÍPIO DE NOVA VENÉCIA – ESPÍRITO SANTO
Nova Venécia,
2015
1. Delimitação e Formulação do Problema
Numa primeira ação se dará através de leituras sobre a bibliografia referente a inclusão e conversa com o professora da sala de aula, com objetivo de evidenciar as abordagens dentro do contexto inclusivo. Desta forma, visualizando ações que possam ou não estar contemplando a diversidade humana.
A pesquisa acontecerá da Escola Municipal de Ensino Fundamental “São Cristóvão” em Nova Venecia/ES..
Este estudo com o objetivo geral busca analisar como está se processando a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular da rede municipal de educação, uma vez que para a mesma se efetivar, faz-se necessárias ações que proporcionem a todos os cidadãos acesso ao conhecimento e a capacidade de desenvolvimento de suas competências e habilidades.
A partir do processo de inclusão no município de Nova Venécia como a Escola Municipal de Ensino Fundamental “São Cristóvão” tem trabalhado para implementar políticas adequação do espaço físico e recursos específicos para os alunos com deficiência?
2. Justificativa
O interesse pelo estudo sobre o processo de inclusão no município de Nova Venécia culminou ao perceber o receio dos profissionais da rede regular de ensino, quanto ao acolhimento e trabalho com os alunos encaminhados pela APAE.
Há pelo menos duas décadas, discute-se a questão da inclusão de pessoas com deficiência, na escola e na sociedade. Muitas leis, decretos e programas foram assinados como é o caso da lei nº 7.853/89 ( dispõe sobre a política nacional para integração da pessoa portadora de deficiência) decretos 3.298/99, 3.956/2001 e o decreto nº 6.094/2007. A tendência atual é de que o professor tenha uma formação