Projeto Alimentos
Reaproveitando os alimentos com consciência
O problema foi observado em um determinado local, um restaurante popular que vende almoço por R$ 1,00 e café da manhã por R$ 0,50. Ele fica localizado na Rua 7 de Setembro em Santos SP.
Podemos perceber que a cada vez que o restaurante é abastecido, sobram muitos alimentos na calçada. São frutas, verduras e legumes que caem dos caminhões e ficam jogados no chão, misturados com o lixo e impedidos de serem reaproveitados.
Em virtude disso, foi criado um coletor, feito com lona e cavaletes de madeira, que será colocado abaixo dos caminhões para que esses alimentos não caiam no chão e possam ser reutilizados por famílias carentes.
A ideia é simples e pode ser utilizada logo que os caminhões estacionam para fazer a entrega dos alimentos, será necessário duas pessoas para fazer o posicionamento de cada lona na saída dos caminhões.
Dados do Ministério da Agricultura de 2011 apontam que 1,3 toneladas de comida, cerca de 1/3 da produção mundial, são perdidos ou descartados anualmente.
O coletor será baseado neste modelo, utilizado em lavouras brasileiras:
Projeto:
Reaproveitando os alimentos com consciência
Problema:
O problema é o acúmulo de alimentos como frutas e verduras que poderiam ser reaproveitados, mas ficam em contato com o lixo comum na Rua 7 de Setembro em Santos – SP.
Justificativa:
Foram elaborados coletores para que haja a filtragem desses alimentos e uma separação do que pode ser reaproveitado e doado às pessoas carentes que moram nas redondezas.
Objetivos:
O coletor será utilizado para que alimentos que poderiam ser reaproveitados não vão parar no caminhão de lixo como ocorrem muitas vezes.
Plano de ação:
Instalação de coletores abaixo dos caminhões para que os alimentos não caiam no chão e sejam depositados em via pública e recolhidos pelos lixeiros.