Projeto alevitanque
2579 palavras
11 páginas
Dados sobre o Processo de Implantação da Aquicultura no Lago de TucuruíConsiderando o contato feito com a EMATER, através do ESCRITÓRIO LOCAL DE TUCURUÍ, pelo Engenheiro de Pesca Sr Luíz Herique Vilaça (Coordenador Geral de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura em Águas de União Continentais/COAC)-MPA.
Á EMATER – PARÁ, através do ESCRITÓRIO LOCAL DE TUCURUÍ, baseado no seu trabalho junto às famílias agricultoras que tem o Lago de Tucuruí, como espaço de trabalho, vida e produção. Vem por meio desta carta, apresentar uma série de informações sistematizadas nas práticas de ATER de assessoria às famílias e as organizações sociais:
i) Em espaços coletivos (Conselhos Municipais, Fóruns regionais, seminários, reuniões com organizações da sociedade civil e instituições públicas diretamente envolvidas no processo de implantação da aquicultura, por exemplo, ELETROBRÁS/ELETRONORTE, SEPAq-PA, INCRA, SEMA-PA); ii) Em espaços individuais (atendimento as demandas das famílias);
O reconhecimento da espécie do TAMBAQUI é apenas um dos entraves para a implantação da aquicultura na região. Essa é uma avaliação da EMATER bem como de outras instituições, como cita o e-mail enviado essa semana ao MPA, pelo Sr. José Cláudio Sassi Junior (Zootecnista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico). Conforme detalharemos a seguir.
1. Com relação às informações solicitadas:
Não dispomos das informações em Tucuruí, referente à produção do TAMBAQUI nos 07 municípios que formam o entorno do Lago, no entanto os escritórios locais da EMATER estão fazendo um levantamento de dados e em breve encaminharemos ao MPA.
Com relação ao município de Tucuruí:
Temos os dados de desembarque pesqueiro coletado pela Eletronorte de 2000 até 2006, em que consta desembarque de Tambaqui. Os dados de 2006 – 2012 foram solicitados à Eletronorte, entretanto não nos foi disponibilizado até o momento. A informação é que somente a Eletronorte de Brasília poderia repassar os dados. Atente para os