Administração
A economia estuda como pessoas, empresas, governos e outras organizações da sociedade fazem escolhas e como essas escolhas determinam a forma como a sociedade utiliza seus recursos. A satisfação de necessidades materiais (alimentos, roupas ou habitações) e não-materiais (educação, lazer etc.) de uma sociedade obriga seus membros a se ocuparem de determinadas atividades produtivas, por intermédio das quais, produzem os bens e serviços de que necessitam, e que posteriormente se distribuem para o consumo.
Nesse processo de produção e consumo, surgem e são solucionados muitos problemas de caráter econômico:
• Na produção, por exemplo, a empresa tem de decidir que bem vai produzir e que meios utilizará para isso.
• Em relação ao consumo, as famílias têm de decidir como vão gastar a renda familiar entre os diferentes bens e serviços ofertados para satisfazer suas necessidades.
A escassez ocupa uma posição de destaque na economia: as escolhas são importantes porque os recursos são escassos. Para a maioria de nós, a limitação de nossa renda nos obriga a fazer escolhas. Não podemos nos permitir ter tudo que desejamos.
O petróleo, o trabalho, as maquinas etc. estão disponíveis em quantidades limitadas. Com esses escassos recursos, produzem-se os bens e serviços (alimentos, moradias, automóveis saúde educação lazer etc.). A escassez sempre existirá, já que os desejos são superiores aos meios disponíveis para satisfazê-los.
O PROBLEMA ECONÔMICO
A escassez é por excelência o problema econômico. De um ponto de vista mais amplo, a economia estuda a administração dos recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para o consumo. Virtualmente, as necessidades humanas são ilimitadas, e os recursos econômicos, limitados, inclusive os bens. Esse não é um problema tecnológico, e sim de disparidade entre os desejos humanos e os meios disponíveis para satisfazê-los. A escassez é um conceito relativo, pois existe o