projeto africanidade
Africanidade
Ano Letivo: 2014
5º anos A e B
Justificativa Com o intuito de fazer cumprir a Lei 10.639/2003, que determina a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nos currículos escolares, nós educadores reconhecemos a responsabilidade de ampliar e divulgar a cultura e a história do povo africano para nossos alunos dentro do ambiente escolar.
O projeto será desenvolvido em âmbito interdisciplinar, favorecendo o conhecimento sobre a realidade dos negros que vivem em nosso país. A cultura afro-brasileira está presente em nosso dia-a-dia, na linguagem, alimentação, usos e costumes. Está inserido na cultura urbana de forma direta e indireta. Conhecer a arte, cultura e costumes do povo africano desde sua vinda para o Brasil, contribui significativamente com a educação para a igualdade étnico-racial, rompendo com estigmas, linguagens explicitas ou não de inferioridade, ora utilizada pela sociedade em relação aos negros. O projeto será aplicado nas 4 turmas do 4º ano desta U.E. com a participação da bibliotecária na utilização dos livros e pesquisas, da instrutora de informática na utilização da ferramenta Internet e da equipe pedagógica.
Objetivos Gerais
Compreender as relações de espaço, tempo e cultura e sua influência na identidade social do povo brasileiro.
Objetivos Específicos
Garantir que a escola seja um ambiente de igualdade de tratamento e de oportunidades, promovendo o respeito mútuo, o reconhecimento das diferenças culturais entre as várias etnias e a possibilidade de falar sobre o preconceito livremente.
Conhecer a África de ontem e de hoje, a história do Brasil contada na perspectiva do negro com exemplos na política, na economia, nas artes e na sociedade em geral.
Reafirmar a constante presença da marca africana na nossa sociedade na literatura, na música, na criatividade, na arte, na religião, nas festividades, usos e costumes;
Entender os mecanismos indispensáveis para o