Projeto adolec
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
PSF II
“PROJETO ADOLEC ESPAÇO JOVEM”
Fernanda Scardua Estrada
Eloiza Coser
TAPURAH – MT
2011
1 – INTRODUÇÃO
A população de jovens entre 12 e 16 anos pertencentes a esta Unidade de Saúde tem nos preocupado muito enquanto equipe de saúde da família. A cada mês aumentam os números de adolescentes grávidas e os intervalos destas gestações estão cada vez menores. Dados esses percebidos durante o pré-natal, nas avaliações do programa sisprenatal e nas reuniões de equipe trazido principalmente pelas ACSs durante visitas domiciliares. Outra preocupação é em relação a saúde bucal aonde temos percebido a perda precoce dos primeiros molares permanentes durante avaliação odontológica ainda na fase da infância. E por esse motivo, a equipe considera de fundamental importância que, se viabilize para todos esses jovens e adolescentes o acesso às seguintes ações: acompanhamento do seu crescimento e desenvolvimento, orientações sexuais, atividades educativas em saúde bucal, identificação de grupos vulneráveis aos agravos prevalentes e as situações de riscos iminentes como uso de drogas, álcool e gravidez indesejada. Por essa razão, tornam-se indispensáveis a organização da demanda e a identificação dos grupos. O público-alvo é de aproximadamente 115 adolescentes.
2 – OBJETIVOS
2.1 – GERAL
Atrair os jovens e adolescentes a UBS e despertar nesse público desde cedo a preocupação com a saúde e hábitos de vida mais saudáveis.
A implementação do Programa Saúde do Adolescente tem como objetivo fomentar a incorporação do jovem adolescente dentro da UBS agregando-os a equipe e aos serviços oferecidos, e proporcionar a esses adolescentes a oportunidade de fazer parte de um grupo que os receba bem, escute-os, sane suas principais duvidas com relação ao seu crescimento, desenvolvimento: mental, físico, psicológico e sexual.
2.2 – ESPECÍFICOS
Garantir o acesso de adolescentes as ações de promoção a saúde,