Projeto 5s
1 - INTRODUÇÃO
Uma das maiores dificuldades encontradas pelas empresas na efetiva implantação da gestão da qualidade é a mudança cultural das pessoas. O Programa 5s é ponto de partida, uma vez que introduz a motivação para qualidade nas pessoas e seus resultados são rápidos e visíveis. Pode ser considerado como um sistema organizador, mobilizador e transformador de pessoas e organizações.
A implantação deste programa não contempla investimentos financeiros significativos, uma vez que sua essência é a alteração no comportamento e atitudes das pessoas em relação ao significado do trabalho. Promove o crescimento contínuo das pessoas e, portanto, a melhoria das organizações. Entre os resultados obtidos, tem-se o incremento da moral dos empregados, eliminação de atividades que não agregam valor, o aumento da segurança e um maior nível de eficiência da qualidade.
Apesar da simplicidade dos conceitos e da facilidade de aplicação na prática, para sua efetiva implantação, é preciso que seja criado um clima adequado e condições para promover mudanças. Isto pode ser obtido sistematizando e planejando cada uma das etapas desse processo.
2 – HISTÓRICO
O Programa 5s é uma filosofia de trabalho que promove na empresa disciplina através de consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo. Em geral é referido como uma simples metodologia de organização, mas sua abrangência vai além da mera organização. Tem como objetivo principal a melhoria da eficiência no ambiente de trabalho.
Surgiu formalmente no Japão na década de 1950, após Segunda Guerra Mundial, apesar da sua longa existência informal como alicerce da educação moral no país. Seu objetivo inicial era a reorganização do país através de práticas para o combate às causas de perdas e desperdícios. Já no Brasil, começou a ter uma maior aplicação a partir da década de 90, na criação de ambientes visando a Qualidade Total.
Os 5s