Projetista
“Compreender e descrever os movimentos dos corpos”.
➙ Parte da mecânica que trata do movimento dos corpos sob a ação de forças.
Cinemática: estudo dos movimentos sem relacioná-los às forças inemática que o causam;
Cinética: relaciona a ação das forças sobre os corpos com os inética movimentos resultantes.
➙ O inicio da compreensão racional da dinâmica se deu com Galileu (1564 –
1642).
➙ Newton (1642–1727) orientado pelo trabalho de Galileu, realizou uma formulação precisa das leis de movimento. Além de estabelecer as leis que governam o movimento de uma partícula, Newton foi o primeiro a formular corretamente a lei da gravidade universal.
Aplicação da Dinâmica
➙ Somente após as máquinas e estruturas terem começado a operar com altas velocidades e acelerações consideráveis foi necessário realizar cálculos baseados nos princípios da dinâmica em vez da estática.
Os princípios da dinâmica são usados para a análise e o projeto de estruturas, de estruturas fixas sujeitas à cargas de impacto, dos dispositivos robóticos, dos foguetes, mísseis e naves espaciais, dos veículos de transporte terrestre e aéreo e das máquinas de todos os tipos, como turbinas, bombas, motores, guindastes e outras.
Conceitos Básicos
➙ Espaço: região geométrica ocupada pelos corpos cujas posições são descritas por medidas lineares e angulares relativamente a um sistema de coordenadas. ➙ Tempo: é a medida de uma sucessão de eventos e é uma quantidade básica em dinâmica.
➙ Massa: é uma medida da inércia de um corpo, que é a sua resistência a uma variação de velocidades. É a propriedade que dá origem á atração gravitacional. ➙ Força: é a ação de um corpo sobre outro.
➙ Partícula ou ponto material: corpo de dimensões desprezíveis.
➙ Corpo rígido: corpo cujas mudanças de forma são desprezíveis quando comparadas com as dimensões totais da carga.
* A dinâmica envolve o uso freqüente das derivadas em relação ao tempo, tanto de vetores quanto