Projectos
Divisão do Sistema Respiratório
Pode ser dividido numa porção de condução representada pelas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios e por uma porção de respiração representada pelos pulmões.
Via Aérea Superior: constituída por órgãos situados na cabeça e no pescoço.
Via Aérea Inferior: constituída por órgãos que conduzem ar e que se situam na cavidade torácica.
Via Respiratória: composta pelos pulmões
O Sistema Respiratório Humano
Fossas nasais
Faringe
Laringe
Traqueia
Brônquios
Pulmões
Fossas Nasais
Têm como principais funções o aquecimento do ar inspirado, filtragem doar através dos pêlos e aderência pela mucosa e função olfactiva. Divide-se em um nariz externo, numa cavidade nasal e nos seios da face.
Nariz externo: apresenta-se no homem como uma pirâmide triangular onde a extremidade superior é representada pela raiz e a inferior pela base. Na base temos as narinas (horizontais ou ântero-posteriores), o ápice do nariz (ponto mais projectado anteriormente da base) e o dorso do nariz (entre o ápice e a raiz). Além disso, o nariz externo é formado por um esqueleto ósteo-cartilaginoso (ossos nasais e maxilas + cartilagens). Limen nasi.
Cavidade Nasal: comunica-se com o meio externo anteriormente através das narinas e posteriormente com a porção nasal da faringe através das coanas. A cavidade nasal pode ser dividida em um vestíbulo, uma região respiratória e uma região olfatória. O vestíbulo fica logo após as narinas sendo uma dilatação com pêlos, a região respiratória possui uma mucosa respiratória e a região olfatória está restrita a concha nasal superior revestida pela mucosa olfativa. A região mucosa da cavidade nasal é altamente vascularizada sendo a sede de hemorragias (epistaxe). Possuímos duas narinas separadas pelo septo nasal e duas coanas que limitam a cavidade nasal e a porção nasal da faringe. Observamos na cavidade nasal as conchas nasais inferiores, médias e