Projecto social
CAPA:
Título: Feira Nacional de saúde
Lema: Juntos pela saúde da comunidade
Índice
Lista de abreviaturas
IFMSA-
MISAU-
Resumo
Trata-se de uma feira de saúde, a realizar-se conjuntamente em pelo menos um ponto de cada província do pais, no período de férias escolares (incluindo o ensino superior), e grande convivência social, cujo objectivo principal é proporcionar as famílias que estarão envolvidas cuidados de saúde (rastreio e diagnósticos, sobretudo preventivos) gratuitos, melhorando a aproximação da população com o sistema nacional de saúde, a informação da população sobre os cuidados a ter com a saúde, o alivio de algumas preocupações básicas de saúde (muita das vezes difíceis de serem tratadas ou detectadas atempadamente num sistema de saúde sobrecarregado), é igualmente um momento de convívio, recreação e demonstrações da riqueza cultural e desportiva sempre que possível.
Para tal serão levadas acabo actividades como
1. INTRODUÇÃO
1.1. Antecedentes (definição do problema)
Etimologicamente o termo saúde, deriva de uma evolução de termos cujo sentido é harmónico, porem, de explicação e definição controversas:
Latim salútem = salvótem, acusativo de salus (bem), que vem da mesma raiz de sàlvus (salvo)[1].
Sânscrito sàrva = íntegro, onde sarv-àtati = integridade[2]
Latim Sallus = integridade do próprio bem-estar[3]
Existem varias definições de saúde, cada uma contempla seu mérito, e delas muito pode-se dizer.
Na definição clássica da OMS, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Dando um sentido utópico e imensurável a saúde.
E na sua segunda definição a OMS redefiniu: sendo saúde a medida em que um indivíduo ou grupo é capaz, por um lado, de realizar aspirações e satisfazer necessidades e, por outro, de lidar com o meio ambiente. A saúde é, portanto, vista como um recurso para a vida diária, não o objectivo dela; abranger os