Projecto de fabrica de gelo
A ideia da criação deste negócio surgiu por questões sociais e económicas, ou seja, devido os constantes cortes de energia que se tem verificado nos dias de hoje, principalmente nas zonas periféricas de Luanda, há uma necessidade maior por parte da população de recorrer ao consumo de gelo para a conservação dos alimentos. E por ser um negócio competitivo e lucrativo, onde os potenciais clientes (principalmente os do mercado formal) têm necessidade diária de adquisição do produto.
Os produtos que irei produzir são: * Gelo em Cubo; * Gelo em Barra; * Gelo em Escama.
Os mercados que quero atingir são:
Mercado informal – nele está inserido os vendedores ambulantes (conhecidos como zungueiros), que utilizam o gelo para refrescar as bebidas que vendem diariamente nas ruas de Luanda em sacos plásticos, os consumidores domésticos, as casas que funcionam como negócio informal na venda de bebidas alcoólicas ou não (refrigerantes, cerveja, sumo, água, vinho, etc.) e refeições, as roulotes e alguns comerciantes de peixe nas praias de Luanda.
Mercado formal – nele está inserido os restaurantes, as discotecas, hotéis (que não tenham a sua próprima máquina de gelo), consumidores domésticos, lojas de conveniência, talhos, peixarias, minimercados e/ou supermercados, e as bombas de combustível.
Pretendo dirigir o crescimento da organização com base no desenvolvimento externo e interno da empresa. Isto é, a identificação das competências centrais da empresa comparando-a com a concorrência, o posicionamento estratégico da empresa (próximo aos polos de grandes consumidores, como padaria, bomba de combustível, restaurantes, bares, roulotes, supermercados, salões de festas, lanchonetes, etc.) e a gestão eficiente dos recursos através das economias de experiência, porque a medida que a empresa ganhar experiência no mercado será possível começar a reduzir os custos de produção.
2.1. Definição da Missão, Visão e Valores da Organização