Proj
VERÃO: a árvore ipê-amarelo em frente à residência protege esta dos raios solares no verão, sombreando-as e impedindo que os raios penetrem as janelas, melhorando o conforto térmico desta edificação.
INVERNO: neste período do ano as árvores perdem suas folhas, possibilitando então a entrada de raios solares no interior das edificações, higienizando os ambientes.
VENTOS o vento sul é barrado através da árvore na fachada sul, com isso não afeta a edificação. O projeto também consta poucas aberturas para a fachada sul, melhorando as condições ambientais dentro da residência.
Já o vento nordeste tem passagem livre, podendo circular por toda a residência e, com isso, ocasionar o fenômeno denominado ventilação cruzada, que é quando a ventilação, de um modo geral, tem entrada e saída diferentes do ambiente, ocasionando um trânsito de ventos. A ventilação cruzada permite uma renovação constante de ar.
VIDRO REFLEXIVO
As vantagens do vidro reflexivo são: performances diferenciadas para controle solar em relação à transmissão e a reflexão de luz e calor, além de baixos coeficientes de sombreamento. Redução em até 80% de passagem de calor por radiação solar para o interior do ambiente, garantindo, assim, excelente isolamento térmico; barreira contra raios ultravioletas (uv); economia do consumo de energia elétrica pela diminuição do uso de arcondicionado, consequência do controle térmico que o vidro proporciona; controle da luminosidade incidente no vidro; sensação de conforto ao usuário e racionalização do uso de energia elétrica.
CORES CLARAS
A residência é toda pintada de cor branca, porém existem detalhes em cores ou materiais diferentes, por questões estéticas, arquitetônicas e ambientais.
A pintura de cores claras nas superfícies externas de uma edificação aumenta sua reflexão à radiação solar, reduzindo os ganhos de calor pelos fechamentos opacos. No interior, cores claras refletem mais luz, podendo