Prointer
O site Mundo das Marcas trouxe a história do Magazine Luiza da seguinte maneira: começou na cidade de Franca, interior de São Paulo. No dia 16 de novembro de 1957, Pelegrino José Donato e sua esposa, Luíza Trajano Donato, adquiriram uma pequena loja de presentes chamada A Cristaleira. O nome do novo negócio foi logo substituído, através de um concurso, e surgiu o primeiro Magazine Luíza, já com uma proposta de interatividade e proximidade com o consumidor. Em 1966 ocorreu a ampliação da primeira loja, que já tinha 500 metros quadrados, e a entrada de dois novos sócios. Quase uma década mais tarde, em 1974, a empresa inaugurou sua primeira grande loja de departamento, que recebeu o nome de Loja Número 1, com mais de 5.000 metros quadrados. Em certo momento, o casal decidiu convidar outros parentes para integrar o negócio e, com dinheiro em caixa, abriram filiais. Uma puxou a outra e, ao final de duas décadas, a empresa contava com 30 lojas.
Nesse meio tempo, entre os familiares envolvidos no negócio, Luíza Helena Trajano Inácio Rodrigues, sobrinha da fundadora, ganhou lugar de destaque. Ela começou a trabalhar na empresa aos 12 anos como balconista e passou a gerente geral. Em 1981, foi uma das primeiras redes a implantar um sistema de computação em suas lojas. Além disso, em 1983, a empresa iniciou sua expansão para fora do Estado de São Paulo, com a inauguração de diversas lojas na região do Triângulo Mineiro. O crescimento da rede culminou com a inauguração em 1986 do primeiro centro de distribuição, localizado na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Em 1991, surgiu a necessidade de se criar uma holding e Luiza Helena assumiu o cargo de superintendente do Magazine Luíza.
Em 1996, o Magazine Luíza literalmente invadiu o mercado paranaense inaugurando de uma só vez 23 lojas, antes pertencentes à Casa Felipe. Neste momento ficou claro as ambições da empresa, que não parava de crescer no mercado. Em 1999, foi a vez de