prointer
Identifique os principais processos de sua ORGANIZAÇÃO ou de sua área de atuação.
PROCESSOS PRINCIPAIS
Os processos principais são todos os processos relacionados diretamente ao produto e a criação de valor aos clientes. De acordo com o Sistema de Avaliação Qualidade, os processos relativos aos produtos estão associados tanto à manufatura de bens como a prestação de serviços necessários para atender as necessidades dos clientes e da sociedade. Compreendem, normalmente, os processos de produção (fabricação de bens ou prestação de serviços) processos de execução e de entrega (expedição, transporte e distribuição de bens ou conclusão de um serviço) do produto. No serviço público são também conhecidos como processos-fim ou finalísticos.
Então a partir deste conceito, você pode definir seus processos principais. Para priorizar os processos principais, seguem algumas dicas:
Considerando a Missão e Visão da organização identifique:
Processos com maior impacto no funcionamento da empresa;
Processos críticos para implementação da estratégia organizacional;
Processos que impactam as interações ou as interfaces de outros processos prioritários, estrangulando ou limitando os resultados da organização (gestão).
PROCESSOS DE APOIO
São aqueles que dão suporte direto aos processos relativos ao produto.
Em suma, os processos de apoio são todos aqueles que contribuem para execução dos processos principais, atendendo as necessidades dos clientes internos, por exemplo: numa empresa de construção civil, o processo de contabilidade é um apoio, enquanto num escritório contábil o processo de contabilidade é um processo principal.
Percebemos que, a definição de processos principais e de apoio, depende da realidade de cada organização.
PROCESSOS PRINCIPAIS
Estão diretamente envolvidos no atendimento aos principais requisitos dos clientes externos.
Exemplo: análise de processos, andamento de processos etc.
PROCESSOS DE APOIO
Estão diretamente envolvidos no