prointer
Em negociação é importante determinar os nossos objetivos e tratar de conhecer os objetivos da outra parte, aprofundando nos objetivos próprios ate chegarmos aos objetivos reais.
Para poder negociar com clareza e obter resultados que realmente sirvam, precisamos definir uma hierarquia de importância para os objetivos e entender quais desses objetivos são negociáveis e quais não são.
Também das variáveis básicas em uma negociação que são tempo gasto para analisar a negociação, que tipo de poder poderá ser utilizado para concretizar a negociação e a informação que é importantíssimo tanto antes como durante a negociação.
Fischer e Ury (1985) definem negociação como um processo bilateral de comunicação com o objetivo de alcançar uma decisão compartilhada, destacando a importância desempenhada pela comunicação não verbal através das seguintes funções: substituir mensagens escritas, enviar mensagens desconfortáveis, fornecer instruções para dirigir a comunicação, tornar os relacionamentos claros, regular as interações, reforçar e modificar mensagens verbais.
Separe as PESSOAS do Problema (levar em conta emoções, percepções e comunicação). Concentre-se nos INTERESSES, não nas POSIÇÕES. Crie OPÇÕES de ganhos mútuos. INSISTA EM CRITÉRIOS OBJETIVOS.
Um bom Negociador precisa ter as seguintes atitudes: - confiabilidade; firmeza; seriedade; comprometimento e respeito, estas atitudes o levará a uma Negociação de sucesso.
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O Comportamento Organizacional é o estudo sobre todo tipo de organização que venha a ser composta por dois indivíduos ou mais que procuram em bases contínuas aprimorar sua capacidade de criar o próprio futuro.
A vida das pessoas constitui uma infinidade de interações com outras pessoas e com organizações. O ser humano é eminentemente social e interativo.
Os conflitos, além de inerentes à vida organizacional e grupal, podem impulsionar a inovação e a