Programação pratica
O homem por natureza é um ser lógico. Aprender a usar eaperfeiçoar a Lógica são pré-requisitos essenciais para a formação de um bomprogramador, servindo-lhe como base sólida na utilização de qualquer linguagem deprogramação. O objetivo principal do estudo da Lógica de Programação édemonstrar técnicas para resolução de problemas ou ainda para automação detarefas.
As conexões entre a Lógica e a Informática crescem e se aprofundamrapidamente. Ao lado da demonstração automática, da programação emlógica, da especificação e verificação de programas, outros setores revelamuma fascinante interação mútua com a Lógica, como a teoria de tipos, ateoria do paralelismo, a inteligência artificial, a teoria da complexidade, asbases de dados, a semântica operacional e as técnicas de compilação (JoséMeseguer).
O produto final deste raciocínio lógico estruturado é o Algoritmo, quepode ser definido como todo procedimento cujas instruções são bem claras, efetivase podem ser executadas em tempo finito. É um texto onde cada linha contém umaação primitiva passível de execução por um homem ou uma máquina.Este trabalho se divide em duas partes. A primeira consiste naformulação de código computacional na forma de algoritmos, utilizando-se aferramenta VisuAlg e que solucionem às cinco proposições pré-definidas pelosprofessores das disciplinas. A segunda será traduzir para uma linguagem lógicaalgum conceito de Fundamentos da Administração da Informação, utilizando-se atabela-verdade como recurso demonstrativo da tradução
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PARTE 1 – PROGRAMAÇÃO PRÁTICA, ALGORITMOS1) Escreva o pseudocódigo equivalente ao fluxograma abaixo: algoritmo "Consumo Médio" vara: caracterDIST, VOL, CM: realiniciorepitalimpatelaescreval ("Cálculo do Consumo Médio")escreval("Distância total percorrida (Km)")escreva (":> ")
leia (DIST)escreval ("Quantidade de combustível gasto (L)")escreva (":> ")leia (VOL)enquanto VOL = 0 facaescreval ("Valor informado deve ser maior que zero.