Programação MODULAR
Material de apoio
Prof. Daniel T. Bravo
1- Programação estruturada ou modular - módulos
Um método bastante adequado para a programação de um computador é trabalhar com programação estruturada, pois a maior parte das linguagens de programação utilizadas atualmente a aceitam. A programação estruturada consiste na divisão de um problema em partes, tornando a tarefa mais fácil de ser resolvida, diminuindo assim a extensão dos programas de forma que qualquer alteração poderá ser feita mais rapidamente caso seja necessária.
1.1- Modularização
A cada uma dessa parte é dado o nome de módulo. A modularização é uma técnica utilizada para desenvolver algoritmos, na qual se divide o problema em pequenas partes denominadas módulos, por meio de refinamentos sucessivos. Os módulos são conhecidos também como sub-rotinas, subprogramas ou subalgoritmos.
Ao desenvolvermos um programa, muitas vezes precisamos utilizar uma pequena rotina repetidamente em mais de um local do mesmo, quando fazemos isso, estamos ocupando mais espaço de memória, aumentando a complexidade do algoritmo, aumentando o tamanho do programa. Para evitar tudo isso, podemos modularizar o programa
Sua principal vantagem da modularização é possibilitar o reaproveitamento de código, já que podemos utilizar um módulo várias vezes, eliminando assim a necessidade de escrever o mesmo código em situações repetitivas.
Ao trabalhar com essa técnica, pode ser necessário dividir um módulo em outras tantas quantas forem necessárias, buscando uma solução mais simples de uma parte do problema maior. O processo de dividir módulos em outros é denominado Método de Refinamento Sucessivo.
Os objetivos da programação estruturada são basicamente:
Facilitar o trabalho em equipe;
Deixar o programa mais legível e fácil de entender;
Encontrar e corrigir erros com mais facilidade;
Facilitar os testes, diminuindo a probabilidade de erros;
Reduzir o tempo e custo