programação linear
1. O MODELO NO PROCESSO DE DECISÃO No processo de Tomada de Decisão, os modelos assumem um papel importante por permitir à pessoa envolvida com o problema algumas facilidades:
Visualização da estrutura do sistema em análise;
Representação das informações e suas inter-relações;
Análise sistemática e avaliação de cada alternativa de ação;
Comunicação e discussão com outros profisssionais envolvidos. Esse processo de Tomada de Decisão pode ser reconhecido em qualquer situação, seja num problema de simples escolha entre dois produtos para comprar, seja num problema complexo de formulação de um plano de produção para a companhia. Para os problemas simples, as pessoas utilizam seus próprios modelos mentais que resultam de influências da sua história de vida: educação, cultura, formação profissional, experiências, ética etc. Já os problemas complexos exigem a construção de modelos apropriados para a solução.
2. MODELOS PARA PROBLEMAS COMPLEXOS Suponha uma empresa que produz apenas dois produtos, cada qual necessitando de determinada mão-de-obra e matéria-prima para sua fabricação. O problema do administrador da produção é calcular as quantidades dos dois produtos que devem ser produzidas de modo a maximizar a margem de lucro total e, ao mesmo tempo, satisfazer às restrições de disponibilidade de mão-de-obra, matéria-prima e demanda (ANDRADE, 2004). Os fatores que devem ser levados em conta para a solução do problema são:
As quantidades de mão-de-obra e matéria-prima necessárias para a produção de uma unidade de cada produto;
Os custos por unidade de mão-de-obra e matéria-prima;
As disponibilidades de mão-de-obra e matéria-prima;
O preço de venda de cada produto;
A quantidade máxima que pode ser vendida de cada produto;
As restrições tecnológicas. De posse dessas informações, o analista pode estimar por exemplo:
A contribuição de cada produto para o lucro;
A quantidade a ser produzida de cada produto;
A quantidade