Programação atps anhanguera
Noção de algoritmo
Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Um algoritmo é uma sequência lógica, com fim e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.
Pseudo linguagem
A pseudo-linguagem(ou pseudocódigo) é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chaves que tem equivalentes nas linguagens de programação(caracteres, números, sinais etc). Na medida em que se obtém mais familiadade com os algoritmos, então o pseudocódigo pode ser traduzido para uma linguagem de programa.
Estrutura de um programa
Um programa C consiste em várias funções que são comandos para inclusão de ficheiros com declarações.
Uma função é constituída por declarações e instruções. Uma instrução contém expressões e termina com ;
Uma expressão contém constantes, variáveis, chamadas de funções, operadores, parênteses. O nome de uma função C pode ser qualquer um com exceção de main( ), reservado para a função que inicia a execução de um programa. E toda função C deve ser iniciada por uma chave de abertura ,{, e encerrada por uma de fechamento, }. O nome da função, os parênteses e as chaves são obrigatórios .
Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis
Durante o processamento, um programa de computador precisa armazenar e manipular dados. Os dados de um programa são valores, com vários caracteres que representa o nome de um funcionário ou um valor numérico que representa seu salário , e esses valores precisam ser devidamente armazenados para permitir a realização de diversas operações para a produção de resultados.
O conjunto de instruções de um programa de computador determina precisamente quais são