Programas de Saúde e Socorros Urgentes
Tarefa: Portifólio do ciclo 1
Nome: Sidnei de Oliveira silva
RA: 1095338
Turma:DGEF1201FDS1N
Parecer do Tutor:
O Sistema Único de Saúde “SUS”, foi criado em 1988, e tem a finalidade de garantir, de forma plena e gratuita, a saúde de toda a população, desde a prevenção até os casos mais complexos; apesar de ser composto por vários órgãos em todas as esferas da administração, é ineficiente por conta da má gestão e, principalmente, pela corrupção.
O SUS tem uma estrutura robusta que envolvem hospitais, postos de saúde, laboratórios; Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, além de institutos de pesquisas, fundações etc. Na teoria, é um sistema perfeito e digno de elogios; na prática, o que se vê é um sistema falido, ineficiente e incapaz de atender até mesmo as necessidades mais simples da população. A má gestão é uma das principais causas da insuficiência e do péssimo atendimento prestado ao povo pelos prestadores de serviços envolvidos no sistema. Como alguns gestores são indicados para assumir determinados cargos por meio de indicação política, muitos não tem capacidade técnica para desenvolver um bom trabalho, mesmo assim, estão assumindo posições estratégicas e comprometedoras que poderiam estar sendo preenchidas por profissionais qualificados.
A principal causa da falência do SUS é, sem dúvidas, a corrupção que está entrelaçada em todas as esferas do sistema. Assim, vários crimes são cometidos: desvios de verbas, fraude em licitações, pagamento de funcionários que não prestam serviços etc. Dessa forma, o brasil nunca terá um sistema sério, eficiente, pleno e justo que atenda às necessidades da população. Diante do exposto, o Sistema Único de Saúde brasileiro tem um arcabouço excelente, inclusive é elogiado por especialista da referida área. Assim, basta a corrupção ser aniquilada e a gestão ser feita por pessoas tecnicamente capacitadas pra que ele