Programas de Saúde e Socorros Urgentes
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Programas de Saúde e Socorros Urgentes como requisito de aulas práticas para obtenção de avaliação, ministrado pelo Professora Renata Paula Fabri.
SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ
2013
Saúde e Socorros Urgentes nas Aulas de Educação Física
Ao questionarmos os alunos do ensino fundamental e os alunos do ensino médio, mais precisamente os alunos do 9º e 3ºano respectivamente, chegamos a conclusão de que a História da Saúde no Brasil, juntamente com a organização dos programas de saúde passam despercebidos na maioria das nossas escolas e que os alunos não tem os conhecimentos básicos a respeito do assunto, justamente por ser muito pouco discutido nas aulas de educação física ou nunca discutido
Quando passamos a filtrar as perguntas um pouco mais, sobre como o professor trabalha a saúde e socorros urgentes nas aulas, chegamos à conclusão de que apenas alguns dos professores passam conteúdos teóricos sobre tal assunto, mas não levam para uma discussão e nem mesmo aplicam nas aulas práticas.
Podemos também observar que existe uma preocupação dos alunos tanto no nível fundamental quanto no nível médio para a importância do tema, que gostariam muito de ter um conhecimento maior sobre saúde e socorros urgentes para que assim pudessem aplicar no dia a dia, quando fosse necessário, para orientar a família.
Diante da situação encontrada nas escolas pesquisadas é importante destacar alguns pontos fundamentais na construção do texto.
Se fossemos simplesmente em uma escola qualquer, perguntássemos aos alunos sobre as questões discutidas aqui, e fossemos embora felizes com as respostas, não tínhamos muito o que descrever neste texto. E quando nos referimos a “fossemos” no plural, é justamente por termos conhecimento de que as dificuldades encontradas não foram apenas em nossa pesquisa e sim de