Programa O Aplicada
Diciplina: Algoritmo e programação
Aluno: Seni Tiago Batista Galindo
Turma: Engc 1NA
Programação aplica as engenharias
A importância da programação na engenharia. A resolução dos problemas complexos que um engenheiro enfrenta em seu dia a dia, para que seja realizada com sucesso, exige do profissional da engenharia não apenas disciplina e atenção, mas também o uso e o desenvolvimento de métodos específicos. Como os problemas a serem resolvidos são, em geral, de grandes dimensões, adota-se uma postura de "dividir para conquistar", isto é, dividir um problema em uma sequência de problemas menores - partes do problema original - de maneira que a solução de cada uma delas, individualmente, leve ao resultado do problema como um todo.
Entretanto, o uso dos computadores e softwares na engenharia tradicional não foi reduzido, muito pelo contrário: hoje os computadores e sistemas de engenharia fazem parte do dia-a-dia de praticamente todo engenheiro.
A quantidade de softwares específicos para engenharia é imensa. Ela passa por softwares de CAD (AutoCAD, MicroStation), de cálculo (Mathematica, MathLab), de estatística (MiniTab, Statistica), Cálculo de Estruturas (Adina), Fluxo de Transporte e Logística (TransCAD), de Tubulações e Drenagem (Cesg, Cdren), projeto de placas de circuitos (Tango), Simuladores Diversos (Arena), projeto de circuitos integrados (Quartus II), simulação de circuitos eletrônicos (ModelSim) e uma infinidade de outros. O desenvolvimento de todos estes softwares conta não apenas com a participação de engenheiros de software e computação, mas também engenheiros de outras áreas - normalmente os que irão utilizar o software - pois o sistema deve ser planejado de acordo com o uso que dele será feito: todas as configurações necessárias devem ser possíveis, os valores padrão devem fazer sentido, as equações e cálculos devem ser corretamente implementados e realizar as verificações adequadas... Assim, boa