Programa Rumos para o Brasil
O programa foi criado com o intuito de apoiar a produção artística e intelectual em sintonia com a criatividade Brasileira. Iniciativa do Banco Itaú, coopera com a educação informal, levando cultura para diversas culturas, não exaltando um artista ou outro, na verdade a soma do pouco que cada um emprega é que agrega tanto valor. A principal função é mobilizar artistas, especialistas, pesquisadores e instituições parceiras que fazem da cultura uma linguagem comum de fortalecimento da cidadania, mostrando a arte de diversas fontes culturais brasileiras mantendo artistas e jovens integrados fazendo arte através da educação informal.
Desde sua criação tem proporcionado à oportunidade de muitos participarem de estudos ligados a arte, viagens, conhecimento de novas culturas e didáticas.
A educação informal vem mobilizando através do programa, educadores e pesquisadores que transformam a vida dos envolvidos trazendo novas oportunidades de conhecimento e interação com o ambiente interno e externo ao programa.
O programa teve início em 1997 e vem crescendo no país um ensino que ultrapassa limites de idade, de espaços e exigências dos órgãos reguladores, Não existe preocupação com estilo pré-definido, seu objetivo é enriquecer a biografia das crianças, adultos e idosos, por meio de arte e cultura, trazer a toda essa realidade conteúdo para a vida, histórias para contar, essa educação informal se tornou uma realidade no país que vem crescendo por iniciativa de movimentos sociais e ONGS. Baseado nesse contexto, surge repentinamente a figura de um novo educador, seja ele em grandes cidades ou nos confins do Brasil, ensinando , resgatando novos valores sociais e culturais, incluindo jovens, adultos e idosos em uma nova dimensão cultural, colocando-os em convivência diária com novas ideias de arte e vida, trazendo a muitos a esperança de uma nova forma de vida, valores e conhecimento. Essa interação com a arte tem mantido centenas de