Programa dos 10S
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGIA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CAMPOS PORTO VELHO CALAMA
CURSO
Técnico em Eletrotécnica
TÍTULO DO TRABALHO
Programa dos 10S
PROFESSOR
Geraldo Magela
ALUNO
José Barros
PORTO VELHO (RO)
Agosto / 2014
Introdução
O trabalho a seguir faz uma pequena amostra do que é o
Programa 10S, apesar de ter pouco conhecimento no assunto, busquei informações resumidas com clareza e objetividade, porem suficientes para quem se interessar com qualquer objetivo. O
Programa
10S
é
um
sistema
de
mudança
“comportamental de hábito e atitudes” que permite criar um ambiente limpo, organizado, saudável onde o empregado sintase bem consigo mesmo e com os demais. Trata-se de uma importante ferramenta para promover a organização e a melhoria do ambiente de trabalho. O Programa é calcado em uma filosofia de práticas simples, que exige o comprometimento de todos. Promove o crescimento contínuo das pessoas, num aperfeiçoamento constante da rotina do trabalho diário e consequentemente, a melhoria da qualidade de vida. É um processo estruturado para mobilizar a organização para o uso responsável dos recursos nos aspectos físicos (equipamentos, máquinas e áreas de trabalho), procedimentos e atitudes.
Programa dos 10S
A utilização de técnicas de estimulo à cultura da qualidade desenvolvidas no
Japão provocou diversas mudanças nas organizações brasileiras. O programa 10S foi uma das primeiras ferramentas utilizadas na melhoria da gestão. Para o significado ser bem entendido e não perder o conceito dos “S” , foi colocada a palavra Senso no início de cada tradução para o português, ficando assim definidos:
1. SEIRI - Senso de Utilização
2. SEITON - Senso de Ordenação
3. SEISOH - Senso de Limpeza
4. SEIKETSU - Senso de Saúde
5. SHITSUKE - Senso de Autodisciplina
6. SHIKARI YARO – Senso de Determinação e União
7.