PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE FARMÁCIA
Data: 03 de Junho de 2013
Alunas: Aliana Mascarenhas, Angela Almeida, Edjane Cerqueira, Monalisa Sandes e Tâmara Oliveira
Professor: Tiago Landim INTRODUÇÃO
O gerenciamento dos resíduos de saúde em farmácias constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando a proteção dos trabalhadores, a prevenção da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. A gestão adequada dos resíduos de saúde constitui-se num dos grandes desafios a serem enfrentados dentro da problemática do saneamento ambiental. Os resíduos de saúde têm sido considerados como um problema da sociedade moderna, sociedade de consumo, cujo modo de vida adotado privilegia a produção de bens de consumo de uso único, de conseqüência direta na quantidade e qualidade dos resíduos gerados.
Devemos considerar os aspectos como manejo, segregação, acondicionamento, identificação, transporte, armazenamento e tratamento adequado, como ações preventivas que devem ser realizadas, pois são menos onerosas que ações corretivas e minimizam com mais eficácia os danos causados ao meio ambiente e a saúde pública (Brasil, 2005).
PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE
A destinação dos resíduos das atividades humanas representa um problema globalizado e as organizações devem estabelecer procedimentos para identificar os aspectos de suas atividades, produtos ou serviços que possam por ela ser controlados, indicando os que tenham ou possam ter impacto significativo sobre o meio ambiente, atendendo às normas e exigências legais, desde o momento de sua geração até sua destinação final.
A hipótese de que o grau de instrução e o acesso eletrônico à informação poderiam afetar o grau de