Programa de gerenciamento de resíduos construção civil
Os resíduos devem ser inicialmente acondicionados no próprio pavimento onde são gerados. Plásticos, madeiras, papeis e metais de pequenas dimensões devem ser acondicionados em bombonas plásticas de 50 l ou outro recipiente aberto e resistente. Internamente os recipientes devem conter um saco de ráfia adequado ao tamanho da bombona, dobrado para fora, facilitando a disposição dos resíduos e a coleta para destinação final.
Figura 01 – Bombonas para acondicionamento inicial dos resíduos
2 - Dispositivos para acondicionamento final
O acondicionamento final dos resíduos deve facilitar sua retirada e destinação final. Este acondicionamento deve garantir que os resíduos continuem segregados. Os materiais leves devem ser acondicionados em big bags. Outros materiais devem ser acondicionados em baias fixas ou móveis ou caçambas estacionárias.
• Big bags
Os big bags devem ser utilizados no acondicionamento de papeis, plásticos e outros materiais leves como fardamentos, luvas, botas, etc. O tamanho recomendado para os bags é de 90 cm x 90 cm x 120 cm. O local dos bags deve ser coberto e protegido de chuva. Devem ser construídos suportes para o posicionamento dos bags, que podem ser metálicos ou em madeira e podem ser construídos no próprio canteiro. A finalidade do suporte é manter o bag aberto, portanto o bag deve estar apoiado no chão, e não suspenso. É recomendado o uso de dobradiças na parte frontal do suporte para facilitar a retirada do bag. A sinalização do material a ser acondicionado no bag deve estar presa ao suporte.
Figura 02 – Big bag em suporte metálico
Figura 03 – Big bag em suporte de madeira
O suporte deve ter altura de 1,60 m e largura de 1,20 m.
Figura 04 – Dimensões do suporte para Big bag
• Baias
O número de baias assim como tipo e suas dimensões devem ser determinados de acordo com a necessidade de utilização de cada obra.
Figura 05 – Baia móvel
Figura