Programa de controle do tabagismo: breve abordagem do trabalho desenvolvido no 14.º centro de saúde prof. mário andréa de 2006 a 2008
Autores: Moraes, Marly Bispo; Sena, Solange; Sena, Carla Jesus
Secretaria Municipal de Saúde de Salvador
Resumo/Texto:
Durante séculos acreditava-se que o tabaco possuía propriedades medicinais, sendo eficiente no tratamento de bronquites crônicas, asma e reumatismo. Atualmente o tabagismo é reconhecido como uma doença epidêmica resultante da dependência de nicotina. Essa dependência faz com que os fumantes se exponham continuamente à cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo o tabagismo fator causal de aproximadamente 50 doenças diferentes, dentre elas as doenças cardiovasculares, os diversos tipos de câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (WHO, 1993; U.S. Surgeon General, 1989; Rosemberg, 2002; IARC, 1987; Dube and Green, 1982; US National Health Institute, Monograph 9).
A implantação do programa de tabagismo no 14.º Centro de Saúde Prof. Mário Andréa, ocorreu no ano de 2006 e desde o primeiro momento a procura da população pelo serviço se mantém constante e crescente.
O Centro de Saúde Mário Andréa pertence ao Distrito Sanitário de Brotas que por sua vez, conforme dados do IBGE, abrange uma população estimada de 249.816 habitantes, porém a população atendida é muito maior devido ao fácil acesso à Unidade de Saúde que fica localizada no bairro Sete Portas.
Além da localização geográfica privilegiada, a diminuição da aceitação social do tabagismo assim como o aumento do nível de conhecimento da população assistida faz com que um número cada vez maior de fumantes deseje parar de fumar. Para alcançar tal finalidade, foram criados protocolos pelo Ministério da Saúde em parceria com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) com a finalidade de orientar os trabalhos dos profissionais da área de saúde.
O objetivo principal do programa de controle do tabagismo é auxiliar o participante a parar de fumar. Durante o