Medidor de vazão por venturi
MEDIDOR DE VAZÃO - VENTURI
Professora: Luciana Igarashi Mafra
Aluna: Patrícia Salles Escarassatti GRR:20102810
Curitiba, 2012
Introdução
Um dispositivo que fornece, de forma indireta, o volume ou a massa de um fluido, que passa através de uma secção, por unidade de tempo é chama do de medidor de vazão.
Seu principio de funcionamento pode ser baseado em três fundamentos: pesagem, equação da energia e efeito de forca de arraste. Sendo que este experimento foi baseado na pesagem, que usa o fato de que a vazão pode ser determinada a partir do fluxo de massa que atravessa uma secção durante um intervalo de tempo, para isso utiliza-se uma balança e um cronômetro.
Este método apresenta restrições, como o fato de ter que se desviar o fluxo e a determinação da vazão não é instantânea.
Para o experimento foi utilizado o tubo de venturi, onde o trecho cônico que leva a garganta faz com que a perda de carga total seja baixa.
Figura 1 (tubo de venturi) O coeficiente de velocidade teórico do tubo de venturi é mostrado no gráfico abaixo.
Gráfico 1
Objetivo
- Determinar a vazão mássica do escoamento.
- Determinar o coeficiente de velocidade experimental e teórico do tubo de Venturi.
Procedimento experimental
A água escoa por uma tubulação onde uma quantidade de água é coletada em um balde e o tempo de coleta é cronometrado, então a água recolhida é pesada em uma balança previamente tarada com o balde.
A tubulação onde escoa a água possui um tubo de venturi, que, com um tubo em U acoplado a ele, possibilita determinar a diferença de pressão entre as duas partes do venturi com diferentes diâmetros.
Memorial de cálculo * Vazão mássica (ṁ) ṁ=mt formula 1 m é o volume de água escoado em certo intervalo de tempo; t é o tempo usado para escoar a água.
* Vazão mássica média (ṁmédia) ṁmédia=ṁi3 Formula 2
ṁi são as vazões mássicas com a mesma variação de pressão.
* Variação