Programa de controle auditivo
O Programa de Conservação Auditiva é utilizado para que a saúde dos trabalhadores expostos a níveis de ruído perigosamente altos seja preservada.
O responsável pela conservação auditiva dentro de cada empresa deve analisar cada parte de todo processo, pois em cada PCA, de cada planta industrial, há de fazer o melhor julgamento de como desenvolver a proposta para atender as necessidades da empresa; a fim de alcançar a efetiva prevenção da perda auditiva ocupacional.
Qual o Seu Objetivo?
O objetivo de um PCA na indústria é em virtude da proteção da saúde do trabalhador, assim, prevenir que os trabalhadores expostos a níveis de ruído perigosamente altos desenvolvam perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional (PAIR).
Os requisitos propostos para a elaboração, execução e administração de um Programa de Conservação Auditiva estão baseados nos requisitos apresentados pela OSHA (Occupational Safety and Health Administration) nos Estados Unidos, que promulgou essas regulamentações depois que a PAIR foi reconhecida como um problema de saúde. Recomendações para seleção, manutenção e uso de equipamentos de proteção individual, são as etapas mínimas que devem ser aplicadas em um Programa de Conservação Auditiva.
Quais são seus benefícios ?
Benefícios do PCA ao empregado:
Prevenção da PAIR; melhoria da qualidade de vida; redução dos impactos no organismo; diminuição do estresse; doenças cardiovasculares e outros males gerados pela exposição excessiva ao ruído; disponibilidade ao mercado (a perda auditiva diminui o potencial em conseguir um novo emprego); manutenção da própria saúde.
Benefícios do PCA ao empregador:
Aumento da produtividade do empregado, pela redução da fadiga; diminuição de índices de acidentes na empresa; ganhos monetários diretos e indiretos; manutenção da imagem da empresa; e o principal, redução de gastos, prevenção de perdas de dinheiro por possíveis pagamentos de indenizações.
Passos para a implementação do PCA
O