Programa 5S
CURITIBA
2014
1 INTRODUÇÃO
O programa 5 S originado do Japão foi, inicialmente implantado para educação e qualidade de vida no trabalho para um ambiente saudável, buscando a melhoria da qualidade de vida dos funcionários. Pode-se dizer que o 5 S foi implantado para alcançar um ambiente agradável, seguro e produtivo.
Os 5 sensos são separados em: ordem, arrumação, limpeza, padronização e disciplina. O primeiro senso é a ordem, utilizado para a organização, é literalmente deixar tudo em seu devido lugar para ter facilidade de encontrar todas as coisas quando necessário. O segundo senso é o da arrumação, aquele que é necessário para o trabalho, o que é desnecessário deverá ser descartado. O terceiro senso é a limpeza depois do local estar em ordem e arrumado e necessário mantê-lo limpo. O quarto senso é padronização, ou seja, higiene e saúde para manter a nossa higiene pessoal. O último senso e a disciplina mostra que o indivíduo deve ser educado e manter os sensos anteriores para uma melhor qualidade de vida no trabalho.
1.1 Objetivos
Este estudo objetiva, inicialmente realizar a análise do depósito de uma loja de móveis e eletrodomésticos, notando os pontos a melhorar neste estabelecimento, levando em consideração como critérios os 5S apresentados anteriormente.
A partir da análise, será proposto um possível sistema de aplicação dos 5S para o local para aplicar ou aperfeiçoar os sensos no local, a fim de melhorar o bem-estar no ambiente.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2.1 Qualidade total
O termo qualidade pode ser definido, de acordo com Periardi (2013), como “o atendimento pleno das necessidades de um cliente”. E que este atendimento pleno às exigências de nossos clientes depende da implantação de processos de melhoria contínua. Assim, podemos dizer, então, que a qualidade total é uma decorrência da aplicação da melhoria contínua em processos dentro de uma empresa. A qualidade