Programa 5's
O 5S é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura.
Origens
O "Programa 5S" foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra, provavelmente inspirado na necessidade, que havia então, de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzida o país após sua derrota para as forças aliadas. O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizadas naquele país.
Objetivos
O "Programa 5S" foi desenvolvido com o objetivo de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.
O que é o Programa "5S"?
O "Programa 5S" ganhou esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa. Essas palavras e suas versões para o português são apresentadas abaixo:
Seiri - DESCARTE: Separar o necessário do desnecessário.
Seiton - ARRUMAÇÃO: Colocar cada coisa em seu devido lugar.
Seisou - LIMPEZA: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho.
Seiketsu - SAÚDE: Tornar saudável o ambiente de trabalho.
Shitsuke - DISCIPLINA: Rotinizar e padronizar a aplicação dos "S" anteriores.
DESCARTE - (SEIRI)
PARA QUE SERVE
Manter no local apenas aquilo que é necessário e adequado à execução das atividades e ao ambiente de trabalho: o que não serve para um setor, pode servir e estar fazendo falta em um outro setor.
COMO PRATICAR
Verificar, dentre todos os materiais, equipamentos, ferramentas, móveis etc. aquilo que de fato é útil e necessário. Separar tudo o que não tiver utilidade para o setor:
•materiais quebrados, obsoletos etc. (por exemplo, aquela velha máquina de