progama de comunicação
Fluência é a deformação permanente de materiais quando estes são sujeitos a cargas ou tensões constantes e está dependente do tempo. Este tipo de deformação é observada em todos os tipos de materiais. Para os metais ela só é relevante para temperaturas iguais ou superiores a aproximadamente 0,4Tf (Tf = temperatura absoluta de fusão) do metal em causa. Os polímeros amorfos, como plásticos e borrachas, são os materiais mais sensíveis a este tipo de deformação.
A densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo1 2 . Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró) e a unidade SI para a densidade é quilogramas por metro cúbico(kg/m³).
O alívio de tensões é um tratamento térmico onde o forno é aquecido a apenas uma fração da temperatura crítica usada em processos de têmpera e de controle de microestrutura. Neste processo um metal não sofre alterações de fase ou microestruturais que podem ser notadas por simples microscopia ótica. Este processo visa eliminar tensões internas que causam a perda de ductilidade e tenacidade no material.
Plasticidade é a propriedade de um corpo mudar de forma de modo irreversível, ao ser submetido a uma tensão.1 Exemplos de materiais plásticos são as argilas. A plasticidade de um solo é produzida pela água adsorvida que circunda as partículas coloidais laminares dos argilominerais, predominando as forcas de superfície.
Fadiga mecânica é o fenômeno de ruptura progressiva de