profuncionário
FUNÇÃO: COZINHEIRO
RESUMO
Este documento apresenta a análise ergonômica de uma equipe de cozinheiros, localizada no estado de Mato Grosso na cidade de Cuiabá. A análise ergonômica do trabalho trata das características físicas e psicológicas dos trabalhadores mostrando as condições de trabalho. O estudo foi realizado no período entre 9 a 19 do mês de abril de 2012. No entanto, as metodologias utilizadas foram sites de pesquisa no Google e observação da realização das atividades.
INTRODUÇÃO
A ergonomia sendo conjunto de regras no trabalho envolve além do ambiente físico (máquinas e equipamentos), os aspectos físicos, psicológicos e analise das condições posturais dos trabalhadores.
O presente estudo consiste em identificar e analisar as condições de trabalho na equipe de cozinheiros utilizando as abordagens ergonômicas.
ANÁLISE ERGONOMICA DO TRABALHO
Busca orientar modificações para melhorar as condições ergonômicas do trabalho, ela se divide em três fases: analise da demanda, analise da tarefa e da atividade.
ANALISE ERGONÔMICA DA DEMANDA
Esta analise define o problema a ser analisado. Esta demanda consiste nos problemas relacionados a temperatura do, nível sonoro, pressão psicológica, dimensão do local de trabalho, condições posturais do trabalhador e riscos de acidentes. O levantamento será feito com base na NR-17.
ANALISE ERGONOMICA DA TAREFA
Trata-se de uma analise feita a partir do trabalho realizado pelo trabalhador em seu ambiente físico de trabalho. Utilizando as técnicas de observação direta, entrevistas dirigidas e informais com os trabalhadores. Foi necessário o uso de aparelhos específicos para coleta de informações do ambiente físico como termômetro, luxímetro e decibilímetro. Neste ambiente o trabalho é elaborado por etapas. Por isso foi feito uma observação de um profissional técnico. Desde a entrega feita pelos fornecedores das mercadorias, o armazenamento, separação, lavagem e pré_cozimento.