Profissões no Modal Ferroviário
Profissões no Modal Ferroviário
Disciplina: Gestão de Logística.
Recebemos a proposta de relatar neste trabalho algumas das profissões existentes no modal ferroviário. Nas pesquisas abordamos alguns aspectos como, salário, treinamentos e o que fazem nessas profissões. Veja abaixo algumas das profissões que envolvem o modal ferroviário:
Operador de ferrovia
Um operador ferroviário é parte responsável pela ferrovia e pelo cuidado com os trens das empresas. Além de ser encarregado das manobras dos trens em pátios e terminais, ele deve examinar os veículos, tendo que lidar com os problemas mecânicos dos trens, organizar os estacionamentos e recombinar vagões e locomotivas, de acordo com as necessidades dos clientes.
Para exercer a profissão é preciso ter o ensino médio completo e a formação específica é realizada, geralmente, pela empresa contratante, mas também é oferecido pelo SEST SENAT com carga total de duração de 30h, o tempo de duração do curso pode variar de acordo com o local onde o curso é oferecido.
O salário base de um operador de ferrovia é de, aproximadamente, R$ 1.500,00. Ser operador de ferrovia é o primeiro passo na carreira dos profissionais que desejam se tornar maquinistas. Figura - Exemplo de uma das funções do operador de ferrovia.
Maquinista de trem
O maquinista de trem conduz unidades de tração de comboios de passageiros e mercadorias, tendo em vista o transporte entre estações, paradeiros e terminais ou a execução de manobras em parques de material, garantindo a qualidade e a segurança do serviço. Trata-se de um profissional que desempenha papel essencial para a operação ferroviária. O salário desse profissional no Brasil é de, aproximadamente, R$ 1693,40.
Faz parte das atividades rotineiras de um maquinista:
Analisar a folha de marcha;
Preparar, inspecionar, testar e conduzir as unidades motoras de tração;
Acompanhar os diferentes