Contabilidade Ambiental
A logística na Amazônia; devido a inúmeros fatores, tais como: malha rodoviária deficiente, malha ferroviária limitada, grande extensão territorial; tornou-se um desafio para os operadores logísticos, tanto no aspecto operacional quanto de custo, é nesse cenário que surge o modal aquaviário como sendo o principal meio de transporte, pois além de competitivo é ecologicamente correto.
O grande desafio, na atualidade, das indústrias brasileiras está na redução dos custos, tanto de produção, comercialização ou mesmo no de custo de transporte, pois isso resulta em uma maior competitividade. Sendo assim, a redução no custo de logísticas representa, para alguns setores da economia, a continuidade de suas atividades.
Nesse desafio surgiu o processo de “privatização” da atividade portuária como uma tentativa de redução dos custos operacionais do transporte aquaviário, pois visava estimular os agentes econômicos a ofertarem esse tipo de serviço e a fomentar a competição entre os diversos operadores. Portanto, a redução dos custos dos meios de transporte se tornou uma busca constante de ganhos, através do aumento de competitividade dos agentes econômicos. Sendo essa medida uma das estratégias para modernizar e tornar competitiva a economia brasileira, pois visa reduzir o chamado custo Brasil. Nesse sentido Bertaglia(2006) assevera:
“As perspectivas futuras do transporte no Brasil dependem do sucesso dos programas de privatização, dos investimentos em novas ferrovias, da necessária recuperação das rodovias e da modernização dos portos.”(BERTAGLIA,2006)
“...o processo de globalização é um dos fatores mais importantes para a competitividade dos transportes, tanto no nível local como no internacional. As organizações de transporte precisam estar preparadas para enfrentar empresas globais...”(BERTAGLIA,2006)
1. JUSTIFICATIVA
Conforme introduzido o tema, o modal aquaviário, dentre os demais modais, é o que apresenta melhor perspectiva e com o menor