Profissão professor de educação física
O professor de educação física é o profissional responsável por desenvolver o hábito do exercício físico, oferecer recreação, educar os movimentos através do exercício físico e dar subsídios para o condicionamento físico de pessoas de todas as idades, e também para os atletas.
O professor de Educação Física:
- dedica-se à preparação física de educandos jovens e adultos, também à preparação física e mental (individual e coletiva) de atletas e desportivas.
- encarrega-se da direção técnica de equipes desportivas.
- trabalha para recuperação e a reabilitação psicomotora de atletas.
- realiza exames biométricos nas instituições de ensino.
- interpreta e ensina as técnicas desportivas.
- assiste os atletas nas competições esportivas.
- organiza, dirige e promove os esportes de sua especialidade.
- organiza e planeja associações desportivas, atléticas ou grêmios.
- faz pesquisas no campo do esporte.
FORMAÇÃO
Para atuação como professor de Educação Física é necessário um curso superior.
O curso Educação Física dura quatro anos e oferece tanto o bacharelado como a licenciatura. O bacharelado é voltado para o aperfeiçoamento das práticas desportivas, que dá direito ao profissional de trabalhar como treinador, preparador físico, gestor ou professor de clubes, em locais como academias, hotéis, associações recreativas, empresas e clínicas de reabilitação, já a licenciatura, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais habilita o profissional a trabalhar como professor da rede pública e particular, no ensino infantil, fundamental e médio. No primeiro ano do curso, as disciplinas básicas são fisiologia, biologia, anatomia, ortopedia e psicologia, necessárias para um melhor conhecimento do corpo e da mente. A partir do segundo, o aluno vai aprender as principais modalidades esportivas, como: Basquetebol, Voleibol, Futebol de Salão, Futebol de Campo, Handebol, Tênis, Ginástica Olímpica, Saltos Ornamentais, Jiu – Judô –