Mainframes
Á Auditoria Contínua é uma metodologia que permite aos auditores independentes proporcionar a certificação sobre a matéria sob análise utilizando relatórios de auditoria simultâneos (ou pertencentes a curtos períodos posteriores) á ocorrência dos eventos controlados.
A Auditoria Contínua (CA) está se transformando em um tema cada vez mais importante na ciência contábil, tanto na prática profissional quanto na pesquisa. A partir da entrada em vigor da Lei Sarbanes-Oxley (SOX, 2002) que focaliza sua atenção em como os dados são processados e utilizados dentro das empresas; em suas seções 404 (melhoras no sistema de controle interno) e 409 (relatórios em tempo real) advogam por rigorosos controles sobre os relatórios financeiros fomentando o desenvolvimento de técnicas de auditoria contínua. * Módulos Embebidos de Auditoria (Embebed Audit Modules ou EAMs): Módulos de software colocados em pontos predeterminados dos sistemas de gestão para obter informação sobre as transações ou eventos processados. Os EAMs podem monitorizar uma ampla variedade de controles, processos e transações; possuem o potencial de capturar erros de transação e a violação de controles. Os auditores requerem de uma grande habilidade técnica para implementar os EAMs dentro dos sistemas. * Sistemas independentes (standalone) que monitorizam extraindo dados do sistema auditado. Comparam os dados extraídos das transações com padrões predefinidos para monitorizar o sistema e detectar anormalidades. Genericamente são conhecidos como Continuous Process Auditing System (CPAS).
ModeloLConceitual
O modelo do sistema de CA que a seguir propomos no presente estudo está baseado na arquitetura de processamento em vigor: Servidores especializados por funções atendendo os requerimentos da rede de computadores da entidade. Concretamente, o aporte da presente proposta é desenvolver um servidor específico para a