profissoes. de fe
João Vianney Cavalcanti Nuto
RESUMO
Este trabalho procura demonstrar as afinidades existentes entre a obra de Dostoiévski e a filosofia de Mikhail Bakhtin. Por meio de uma análise comparativa, conclui-se que a polifonia, característica fundamental do romance de Dostoiévski segundo Bakhtin, realiza-se como uma síntese artística de conceitos filosóficos como singularidade, responsabilidade, inacabamento e dialogismo.
PALAVRAS-CHAVE: Fiódor Dostoiévski; Mikhail Bakhtin; Singularidade;
Inacabamento; Dialogismo
ABSTRACT
This paper seeks to demonstrate the affinities existing between Dostoevsky’s literary achievement and Mikhail Bakhtin’s philosophical one. Through a comparative analysis it concludes that the polyphony, the fundamental characteristics Dostoevsky’s novels according to Bakhtin is as an artistic synthesis of philosophical concepts such as uniqueness, responsibility, incompleteness and dialogism.
KEYWORDS: Fyodor Dostoevsky; Mikhail Bakhtin; Uniqueness; Incompleteness;
Dialogism
Professor da Universidade de Brasília – UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil; jotavianney@gmail.com
Bakhtiniana, São Paulo, 6 (1): 129-142, Ago./Dez. 2011.
129
Nenhum escritor teve tanta influência na filosofia moderna quanto Dostoiévski.
Entre os admiradores da obra do grande romancista russo, figuram nomes dos mais importantes da Filosofia: Nietzsche, Heidegger e Sartre. Esses filósofos, dentre outros, discutem questões vivenciadas pelos personagens de Dostoiévski e reconhecem a influência do autor. Por isso, sem ser tecnicamente um filósofo, Dostoiévski é considerado fundamental para a corrente filosófica conhecida como Existencialismo.
Mikhail Bakhtin, cuja obra foi tantas vezes reduzida a apenas a um dos campos que abrange - Linguística, a Teoria da Literatura,