Profissionais para o crescimento
Assunto: Emprego
Objetivo: Opinião
Mostrar que as instituições de ensino não estão dando conta de formar profissionais
Profissionais para o crescimento
As instituições de ensino existentes no Brasil não conseguem formar profissionais para a demanda que o pais necessita, visto que todo setor no meio empresarial possui carência de algum profissional para determinada área e encontra muita dificuldade para ocupá-la.
O crescimento e a criação de novos cursos não estão acompanhando o crescimento do pais, levando em consideração por exemplo o numero de engenheiros principalmente para as áreas da tecnologia, construção civil e do petróleo em um pais como o nosso que necessita de no mínimo 60 mil engenheiros recebendo diploma a cada ano só consegue formar 32 mil, segundo estudo do Conselho Nacional da Industria.
Os cursos disponíveis não estão no nível educacional que as instituições de trabalho necessitam, já que algumas instituições privadas que oferecem determinados cursos visam o lucro e se esquecem da qualidade do curso oferecido, podendo assim formar profissionais que não conseguirão entrada no mercado piorando a situação econômica do país.
A tecnologia na formação deve ser implementada seguindo o exemplo de países de primeiro mundo, para que assim os graduados não fiquem com conhecimentos ultrapassados, pois os profissionais formam o seu país, se tivermos profissionais de primeiro padrão seremos um pais de primeiro padrão.
Portanto qualidade, expansão e olhar critico têm que andar juntos para a renovação da economia, o desenvolvimento brasileiro depende da vontade do governo com incentivos, da garra dos estudantes para obter uma boa formação e das industrias para que olhem os profissionais da casa antes de procurar profissionais