Profeta isaias
Isaias considerado como um dos maiores profetas bíblicos, teria nascido em Jerusalém, sendo originário de uma família nobre e homem de alta cultura. A sua vocação profética teve início no ano da morte do rei Ozias e prolongou-se pelos reinados dos reis de Judá: Jotam, Acaz e Ezequias. Este foi um período muito conturbado, com ameaças permanentes de invasões dos assírios, babilônios e egípcios.
Isaias era um aristocrata por chamado divino tornou-se proclamador dos oráculos de Deus. Ele foi o instrumento escolhido por Deus em Jerusalém
Isaías, cujo nome significa "Jeová salva" ou "Jeová é salvação" exerceu o seu ministério no reino de Judá, tendo se casado com uma esposa conhecida como a profetisa que foi mãe de dois filhos: Sear-Jasube e Maer-Salal-Hás-Baz.
Isaias exerceu seu ministério por um período de 80 anos sobre as ruínas de Israel e Judá.
Isaias o profeta maior, o profeta da redenção, muitas passagens de seu livro estão entre as mais famosas da literatura (1-39). Referem-se principalmente a eventos que o conduziram ao cativeiro: o Exortações e advertências do juiz divino. o Dias melhores; vinda do messias cap. 1-12. o Profecias acerca das nações vizinhas Assíria, Babilônia, Moabe, Egito, Síria, Edon, e Tiro. Cap. 13-23. o Escrito acerca dos pecadores e do sofrimento do povo. o Promessas de salvações; um cântico de confiança em Deus e seu cuidado por sua vinda cap. 24-27. o Maldições pronunciadas contra Efraim e Jerusalém, especialmente confiar nas alianças estrangeiras cap. 25-31. o Promessas de rei justo e derramamento do espírito, a exaltação do justo e a transformação do deserto em um jardim do senhor cap. 32-35. o A libertação de Ezequias das mãos dos assírios, a prolongação de sua vida cap.