Professores mais ou menos eficazes e fatores que favorecem a obtenção de aprendizagem
Professores mais ou menos eficazes e fatores que favorecem a obtenção de aprendizagem
O presente trabalho tem por objectivo debater-se na eficácia pedagógica. Segundo Carreiro da Costa (1991), quando se faz referência à eficácia pedagógica, alude-se ao perfil do professor ideal, ou seja, aquele que pratica um ensino eficaz e, por conseguinte, conduz os seus alunos ao sucesso das aprendizagens. Sendo um fenômeno que faz parte da pedagogia, a aprendizagem é uma modificação do comportamento do indivíduo em função da experiência. A aprendizagem escolar se distingue pelo caráter sistemático e intencional e pela organização das atividades (estímulos) que a desencadeiam, atividades que se inserem em um quadro de finalidades e exigências determinadas pela instituição escolar. As Técnicas de Intervenção Pedagógica prendem-se com um vasto número de destrezas que o professor deve dominar e desenrolam-se em quatro Dimensões: Instrução, Gestão, Disciplina e Clima (Siedentop, 1983). O significado destas dimensões interrelacionam-se, não devendo, por isso, ser entendidas cada uma de por si, mas sim como um conjunto sólido que quando corretamente dominado permite ao professor a prática de um ensino mais eficaz.
Variáveis de Eficácia Pedagógica Que Favorecem A Aprendizagem
Maximizar o Tempo Potencial de Aprendizagem – este tempo prende-se com o tempo durante o qual o aluno está a executar a tarefa de ensino e está a aprender, devendo o professor maximizá-lo, de forma a proporcionar aos alunos mais oportunidades para aprender.
Aperfeiçoar a Instrução e o Feedback – estas destrezas do professor constituem duas componentes de importância decisiva no ensino de técnicas desportivas, devendo o professor transmitir informação clara e pertinente e feedback específico e dirigido ao alvo de instrução, de tal modo que promovam o sucesso das aprendizagens dos alunos.
Manter um Clima Positivo - este